Você já ouviu falar na Epidemia de Dança de 1518? Pois é, essa é uma história bem curiosa que aconteceu há mais de 500 anos, na cidade de Estrasburgo, na França.



Tudo começou com uma mulher, conhecida como Frau Troffea, que começou a dançar na rua, sem parar. E o mais impressionante é que ela dançou por horas, dias e até semanas. O que era para ser um ato isolado se tornou uma verdadeira epidemia de dança, que contagiou mais de 400 pessoas.

A epidemia se espalhou rapidamente e, em pouco tempo, as ruas de Estrasburgo se tornaram um verdadeiro palco de dança. Homens, mulheres e até crianças foram acometidos pela estranha doença e dançavam sem parar, mesmo exaustos e sem comida ou água.

Mas o que causou essa epidemia? As pessoas da época acreditavam que a doença era causada por algum tipo de feitiçaria ou possessão demoníaca. No entanto, hoje sabemos que a causa da Epidemia de Dança de 1518 provavelmente foi um surto psicogênico em massa, também conhecido como histeria coletiva.



Embora não haja uma explicação definitiva para o que causou a epidemia, existem algumas teorias que foram propostas ao longo dos anos. Abaixo, estão algumas possíveis causas da epidemia da dança de 1518:

  • Histeria em massa: uma teoria popular é que a epidemia foi causada por histeria em massa, que é um fenômeno em que um grupo de pessoas compartilha um delírio ou sintoma físico sem uma causa orgânica aparente. A histeria em massa tem sido associada a eventos estressantes ou traumáticos, como guerras ou doenças.

  • Envenenamento por fungos: outra teoria é que a epidemia foi causada por envenenamento por fungos, como o ergotismo. O ergotismo é uma condição causada pelo consumo de grãos contaminados com um tipo de fungo chamado Claviceps purpurea, que pode causar alucinações e convulsões.

  • Contágio social: uma terceira teoria é que a epidemia foi causada por contágio social, que é um fenômeno em que o comportamento de uma pessoa influencia o comportamento de outra pessoa. Nesse caso, as pessoas que começaram a dançar podem ter influenciado outras a fazerem o mesmo, criando um efeito dominó.

  • Superstição: uma quarta teoria é que a epidemia foi causada por superstições, como a crença de que dançar era uma forma de afastar a praga. As pessoas podem ter começado a dançar como parte de um ritual para se proteger da doença.

  • Problemas sociais: finalmente, algumas teorias sugerem que a epidemia foi causada por problemas sociais, como a pobreza e o estresse causados pela fome e pela guerra. As pessoas podem ter começado a dançar como uma forma de expressar sua ansiedade e estresse.



A histeria coletiva é um fenômeno que ocorre quando um grupo de pessoas compartilha uma crença ou medo e, em consequência disso, desenvolve sintomas físicos e emocionais em massa. No caso da Epidemia de Dança, as pessoas da época acreditavam que dançar era a única forma de se livrar da doença e, assim, muitos se juntavam aos dançarinos compulsivos.

No link abaixo o Dr. Drauzio Varella fala de forma mais detalhada sobre surtos coletivos:

Dr. Drauzio Varella - Surtos Coletivos

Apesar de parecer estranho, esse tipo de surto psicogênico não é algo tão incomum na história da humanidade. Outros exemplos incluem a epidemia de risos de Tanganica em 1962, em que mais de mil pessoas riram sem parar durante várias semanas, e a epidemia de cegueira de Ontário em 1951, em que mais de 20 pessoas ficaram cegas sem nenhuma causa física aparente.

Hoje em dia, a ciência já é capaz de explicar muitos desses fenômenos que antes eram vistos como sobrenaturais ou inexplicáveis. Ainda assim, é difícil não se impressionar com a história da Epidemia de Dança de 1518 e imaginar como deve ter sido assustador viver naquela época, sem entender o que estava acontecendo.

Felizmente, esse tipo de surto psicogênico em massa é cada vez mais raro e, quando ocorre, a medicina e a psicologia estão mais preparadas para lidar com ele. Ainda assim, é importante lembrar que nossa mente pode ser tão poderosa quanto qualquer doença física e, por isso, é fundamental cuidarmos da nossa saúde mental e emocional.

Enfim, a Epidemia de Dança de 1518 é um exemplo curioso e interessante de como a história da humanidade é cheia de mistérios e surpresas. E você, já conhecia essa história? O que achou dela? Compartilhe suas opiniões nos comentários!

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem